Invent

Dicas para dormir


Estudos comprovam que dormir mal pode causar diabetes, aumento da pressão arterial, problemas cardiovasculares e obesidade. Dormir bem é algo cada vez mais difícil na vida das pessoas. A correria do dia a dia e todo o stress gerado faz com que a qualidade do nosso sono diminua cada vez mais.

E todos sabemos as consequências: sonolência, cansaço, estresse, mau humor, irritabilidade, falta de concentração, entre tantos outros fatores. É durante o sono que produzimos hormônios importantes para a regeneração dos tecidos e reforçamos outras funções, como a do sistema imunológico, prevenindo doenças e fornecendo mais saúde e disposição.

A Santista produz travesseiros para ajudar você a dormir melhor.

Seguindo algumas dicas, você pode buscar, a cada dia, melhorar a qualidade do seu sono e de sua vida!

Veja quais são elas:

AMBIENTE

ATITUDES

ALIMENTAÇÃO

ATIVIDADE FÍSICA

MENTE

CONHEÇA AS CINCO FASES DO SONO

  1. Adormecimento: No geral, de 5 a 8% do nosso sono é formado por esta fase. A duração desta fase pode ir de alguns instantes até cinco minutos e funciona como uma espécie de zona intermediária entre estar acordado e dormindo. A tensão muscular diminui e o cérebro produz ondas irregulares e rápidas. A respiração começa a se tornar suave. A pessoa se acordada, não saberá se estava realmente dormindo.
  2. Segunda fase: Costuma ocupar 45% a 55% do nosso sono. Nesta fase o ritmo do metabolismo e a temperatura corporal diminuem. A pessoa fica no limite entre estar acordada e dormindo. Os olhos já não respondem a estímulos externos.
  3. Terceira fase: Dura em torno de 5% do nosso sono. Esta fase representa a entrada em um sono mais profundo.
  4. Quarta fase: Costuma ocupar menos de 20% do nosso sono. É esta a fase do sono mais profundo, onde a pessoa fica inconsciente e que é responsável pela recuperação física e mental do cansaço diário. Também é a fase fundamental para a liberação de hormônios ligados ao crescimento e para a recuperação de células e órgãos.
  5. REM: É a fase conhecida como sono REM. É nesta fase que sonhamos. A frequência cardíaca e respiratória, bem como a pressão arterial, aumentam. Já os músculos ficam paralisados. É nessa fase que o cérebro guarda as informações mais importantes do dia, porém descarta as menos importantes.

A IMPORTÂNCIA DOS SONHOS

Você sabia que sonhar faz bem para a memória? Pois fique sabendo que durante o sono, na fase dos sonhos, gravamos o que aprendemos no decorrer do dia. Portanto, dormir e sonhar são essenciais para a saúde física, mental e bem estar.

O médico Shigueo Yonekura, especialista em distúrbios do sono pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) responde algumas curiosidades sobre os sonhos:

Em que fase do sono costumamos sonhar?
Yonekura – Os sonhos acontecem durante o sono REM (Rapid Eye Movements ou movimento rápido dos olhos). Durante esta fase o cérebro está muito ativo, os olhos se movem debaixo das pálpebras e os grandes músculos do corpo estão relaxados. Se acordadas nesse período, mais de 90% das pessoas dirão que estavam sonhando.

Quantas vezes sonhamos por noite?
Yonekura – Sonhamos de três a quatro vezes por noite. O primeiro estágio do sono é superficial. Nos 30 ou 40 minutos seguintes atinge sua fase mais profunda. Duas horas depois de adormecer, as pessoas entram no sono REM, fase em que os sonhos costumam ocorrer.

Por que muitas pessoas têm dificuldades em relembrar seus sonhos?
Yonekura – Na maior parte das vezes não lembramos do sonho. É mais fácil lembrar do sonho quando o sono é interrompido pelo alarme do despertador. Mas, antes de chegar ao banheiro, a maioria já esqueceu. Existe algo relacionado com o fenômeno do sono que dificulta relembrar o que ocorreu e muitos sonhos se perdem antes mesmo de serem anotados. Algumas vezes um sonho é lembrado de repente durante o dia ou no dia seguinte.

Todo mundo sonha?
Yonekura – Ninguém escapa dos sonhos, a não ser quem está sob medicação ou tenha alguma doença orgânica. Sono e sonhos também são afetados por drogas e medicamentos, incluindo o álcool. Além disso, interromper de repente certos medicamentos pode provocar pesadelos.

É normal ter pesadelos?
Yonekura – Pesadelos são comuns em crianças. Em adultos os pesadelos ocorrem com menos frequência. São causados por estresse, experiências traumáticas, dificuldades emocionais, drogas, medicamentos ou doença.

É verdade que os sonhos diminuem com a idade?
Yonekura – Ao longo dos anos os sonhos também diminuem. Um adulto sonha durante cerca de 20% do tempo em que ele dorme, já uma pessoa com 60 anos ou mais sonha apenas 10%.

Colaboração: Instituto de Medicina e Sono Dr. Shigueo Yonekura
Para saber mais, acesse: http://www.institutodosono.com.br/
Para informações, testes e orientações sobre sono, acesse o portal do Instituto do Sono, referência mundial sobre o tema: www.sono.org.br.


Quiz

Responda a um questionário e verifique a qualidade do seu sono.

Reponder Questionário

Contate-nos

Queremos ouvir o que você tem a falar.

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

E-mail:

Inscrever
Remover

Scroll to top
belstaff italia, oakley holbrook, moncler outlet, spaccio woolrich, mbt scarpe jordan scarpe, nike roshe run saldi, canada goose italia,