Dicas para dormir
Estudos comprovam que dormir mal pode causar diabetes, aumento da pressão arterial, problemas cardiovasculares e obesidade. Dormir bem é algo cada vez mais difícil na vida das pessoas. A correria do dia a dia e todo o stress gerado faz com que a qualidade do nosso sono diminua cada vez mais.
E todos sabemos as consequências: sonolência, cansaço, estresse, mau humor, irritabilidade, falta de concentração, entre tantos outros fatores. É durante o sono que produzimos hormônios importantes para a regeneração dos tecidos e reforçamos outras funções, como a do sistema imunológico, prevenindo doenças e fornecendo mais saúde e disposição.
A Santista produz travesseiros para ajudar você a dormir melhor.
Seguindo algumas dicas, você pode buscar, a cada dia, melhorar a qualidade do seu sono e de sua vida!
Veja quais são elas:
AMBIENTE
- O travesseiro deve atender as necessidades e preferências de cada pessoa. O importante é lembrar de trocá-lo pelo menos a cada 2 anos;
- Mantenha o quarto arejado durante o dia;
- Durante a noite, seu quarto deve estar o mais escuro possível. Use cortinas ou protetores nos olhos para que a claridade não atrapalhe;
- Mantenha o quarto limpo;
- Se lhe agradar, use essências e aromatizadores de ambiente para deixá-lo com um leve perfume relaxante;
- Não assista TV e nem leve o notebook para a cama antes de dormir;
- Vire seu colchão regularmente para uniformizar o suporte que ele fornece ao corpo;
- Reduza a luz ambiente de forma a preparar o cérebro a produzir o hormônio do sono, chamado melatonina;
- Escolha roupas de cama e pijamas limpos e confortáveis;
- Tire o relógio do quarto para não gerar ansiedade cada vez que olhar para ele e perceber quanto tempo está sem dormir;
- Caso os sons externos estejam atrapalhando seu sono, procure cancelá-los com outro ruído que produza um som contínuo e abafe o ruído externo. Exemplos: ventilador ligado e músicas relaxantes;
ATITUDES
- Procure manter um horário regular para dormir e despertar com o objetivo de educar o seu metabolismo;
- Vá para a cama somente na hora dormir;
- Tome um banho quente pois ele ajuda a relaxar e aliviar tensões;
ALIMENTAÇÃO
- Evite tomar café, chá-preto ou produtos que contenham cafeína como refrigerantes a base de cola após as 17 horas;
- Antes de ir para a cama, procure fazer refeições leves;
- Chás como o de camomila ou erva cidreira podem auxiliar no processo de relaxamento;
- Não fazer uso de bebidas alcoólicas próximo ao horário de dormir;
- Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica;
- Não faça refeições pesadas à noite. Procure fazer a última refeição até às 20 horas;
- Evite ingerir alimentos condimentados, como molhos gordurosos e temperos fortes;
- Ingira doses moderadas de carboidratos (torrada, pão, aveia) associados a um copo de leite, pois ele possui em sua composição triptofano, um aminoácido responsável pela produção da serotonina, o hormônio do bem-estar e relaxamento, ajudando assim na indução do sono;
- Fumar prejudica além da saúde, seu sono;
ATIVIDADE FÍSICA
- Exercitar-se durante o dia ajuda a saúde como um todo e inclusive a dormir melhor à noite;
- Atividades relaxantes antes de dormir ajudam a preparar e “acalmar” o corpo para o momento de repouso. Experimente yoga e algumas posições de alongamento, sempre prestando atenção à sua respiração;
- Evite fazer atividades muito estimulantes nas horas que antecedem o sono;
MENTE
- Antes de dormir, leia um bom livro para distrair a mente dos problemas do dia;
- Cuide da respiração. Respirar longa e profundamente, prestando atenção ao ato de respirar ajuda a acalmar a mente e diminuir a ansiedade;
- Não leve problemas para a cama;
- O uso constante de tranquilizantes ou soníferos pode prejudicar a saúde e o sono, nunca tome nenhum medicamento sem consultar um médico;
- Procure não executar atividades que exijam esforço mental antes de dormir. Por exemplo, você não conseguirá dormir facilmente logo após cálculos complexos ou planejar as contas do mês;
- Seja persistente mas não exagere pois ficar na cama mais do que 40 minutos sem conseguir dormir pode acabar prejudicando. O ideal é levantar-se e fazer alguma atividade relaxante ou que induza ao sono, como ler e escutar música calma…tente resistir e não ligue a TV ou o computador;
CONHEÇA AS CINCO FASES DO SONO
- Adormecimento: No geral, de 5 a 8% do nosso sono é formado por esta fase. A duração desta fase pode ir de alguns instantes até cinco minutos e funciona como uma espécie de zona intermediária entre estar acordado e dormindo. A tensão muscular diminui e o cérebro produz ondas irregulares e rápidas. A respiração começa a se tornar suave. A pessoa se acordada, não saberá se estava realmente dormindo.
- Segunda fase: Costuma ocupar 45% a 55% do nosso sono. Nesta fase o ritmo do metabolismo e a temperatura corporal diminuem. A pessoa fica no limite entre estar acordada e dormindo. Os olhos já não respondem a estímulos externos.
- Terceira fase: Dura em torno de 5% do nosso sono. Esta fase representa a entrada em um sono mais profundo.
- Quarta fase: Costuma ocupar menos de 20% do nosso sono. É esta a fase do sono mais profundo, onde a pessoa fica inconsciente e que é responsável pela recuperação física e mental do cansaço diário. Também é a fase fundamental para a liberação de hormônios ligados ao crescimento e para a recuperação de células e órgãos.
- REM: É a fase conhecida como sono REM. É nesta fase que sonhamos. A frequência cardíaca e respiratória, bem como a pressão arterial, aumentam. Já os músculos ficam paralisados. É nessa fase que o cérebro guarda as informações mais importantes do dia, porém descarta as menos importantes.
A IMPORTÂNCIA DOS SONHOS
Você sabia que sonhar faz bem para a memória? Pois fique sabendo que durante o sono, na fase dos sonhos, gravamos o que aprendemos no decorrer do dia. Portanto, dormir e sonhar são essenciais para a saúde física, mental e bem estar.
O médico Shigueo Yonekura, especialista em distúrbios do sono pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) responde algumas curiosidades sobre os sonhos:
Em que fase do sono costumamos sonhar?
Yonekura – Os sonhos acontecem durante o sono REM (Rapid Eye Movements ou movimento rápido dos olhos). Durante esta fase o cérebro está muito ativo, os olhos se movem debaixo das pálpebras e os grandes músculos do corpo estão relaxados. Se acordadas nesse período, mais de 90% das pessoas dirão que estavam sonhando.
Quantas vezes sonhamos por noite?
Yonekura – Sonhamos de três a quatro vezes por noite. O primeiro estágio do sono é superficial. Nos 30 ou 40 minutos seguintes atinge sua fase mais profunda. Duas horas depois de adormecer, as pessoas entram no sono REM, fase em que os sonhos costumam ocorrer.
Por que muitas pessoas têm dificuldades em relembrar seus sonhos?
Yonekura – Na maior parte das vezes não lembramos do sonho. É mais fácil lembrar do sonho quando o sono é interrompido pelo alarme do despertador. Mas, antes de chegar ao banheiro, a maioria já esqueceu. Existe algo relacionado com o fenômeno do sono que dificulta relembrar o que ocorreu e muitos sonhos se perdem antes mesmo de serem anotados. Algumas vezes um sonho é lembrado de repente durante o dia ou no dia seguinte.
Todo mundo sonha?
Yonekura – Ninguém escapa dos sonhos, a não ser quem está sob medicação ou tenha alguma doença orgânica. Sono e sonhos também são afetados por drogas e medicamentos, incluindo o álcool. Além disso, interromper de repente certos medicamentos pode provocar pesadelos.
É normal ter pesadelos?
Yonekura – Pesadelos são comuns em crianças. Em adultos os pesadelos ocorrem com menos frequência. São causados por estresse, experiências traumáticas, dificuldades emocionais, drogas, medicamentos ou doença.
É verdade que os sonhos diminuem com a idade?
Yonekura – Ao longo dos anos os sonhos também diminuem. Um adulto sonha durante cerca de 20% do tempo em que ele dorme, já uma pessoa com 60 anos ou mais sonha apenas 10%.
Colaboração: Instituto de Medicina e Sono Dr. Shigueo Yonekura
Para saber mais, acesse: http://www.institutodosono.com.br/
Para informações, testes e orientações sobre sono, acesse o portal do Instituto do Sono, referência mundial sobre o tema: www.sono.org.br.
Quiz
Responda a um questionário e verifique a qualidade do seu sono.