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Estudo comprova: A luz interfere na qualidade do sono


Para ter um sono saudável e revigorante precisamos adotar alguns hábitos na hora de dormir. A primeira dica é o “apagão total”! Dormir em um ambiente o mais escuro possível é o melhor para a saúde. Quer saber um pouco mais sobre o motivo pelo qual a luz interfere tanto no nosso sono?
Um recente estudo americano mostrou que a luz pode ser o principal motivo para aquela sensação de que não descansamos o suficiente quando acordamos. Foi comprovado que os habitantes das grandes cidades, onde as ruas são muito iluminadas durante a noite com sinais e letreiros luminosos, são os que mais se queixam de distúrbios do sono.
E por que isso acontece? A resposta está na produção de Melatonina no nosso corpo.
Esse hormônio, produzido pelo cérebro durante a noite, é o que nos faz “pegar no sono”, e essa produção acontece justamente quando estamos em ambientes escuros!
Os moradores de cidades com iluminação intensa à noite acabam tendo mais dificuldade para produzir a Melatonina e então “pegar no sono”, pois a iluminação, principalmente artificial, suspende a produção desse hormônio tão importante para o nosso sono.
Por esse motivo, o recomendado é dormir em ambientes sem nenhuma incidência de luz, ou com a menor incidência possível. Assim, a Melatonina pode ser produzida da forma correta pelo nosso corpo e o sono é mais produtivo, nos fazendo acordar mais dispostos no dia seguinte.

Fontes:
Delas.pt – Como a luz interfere no seu sono
HypeScience.com – Por que precisamos dormir em total escuridão

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